"CARPE DIEM"

"Pedras no caminho? Um dia junto todas e vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

domingo, maio 04, 2008

Dia da Mãe

Para ti, Mãe...
ADORO-TE!
SOL QUE ME DESTE LUZ!
FLOR QUE SOU DA TUA SEMENTE!
AMOR DE VIDA MINHA MAEZOCA MAIS QUERIDA!

E numa homenagem também a todas as mães que lutam pela igualdade, pela verdadeira inclusão e liberdade dos seus filhos que nascem com alguma deficiência.. deixo-vos um poema do livro "Um Olhar Diferente. 10 Anos de Poesia 1996-2005", da APPACDM Setúbal (2006).

Direito à Vida
"Quando eu era pequenino
perguntei à minha mãe
por mim em menino
como tinha vindo a este mundo mofino.
E ela respondeu-me
que um avião do cimo do céu me largara
e eu caíra ao pino.
Não acredito, disse eu, muito ladino.
Então pergunta à tua tia e ao tio Rufino.
Foi o que fiz,
mas ainda não creio neste hino.
Então como é que tenho esta mente
que me dá o rótulo de deficiente?
Foi por ter saltado do avião num repente?
Ou por ter feito o pino de trás pra frente?
Ou por querer ver o mundo rapidamente?
Peço-lhe a verdade mas sei que mente.
E não descansei até descobrir
porque sou doente
É que tenho o cérebro esmirrado,
disse-me a quente
o médico que me assiste.
Chorou minha mãe, descontente.
Então tentei animá-la
Dizendo-lhe que sou um ente
E que mesmo como sou,
dos outros diferente,
continuo a ter direito
A uma vida decente."

(João António Lima Soares)

3 comentários:

Rock In The Attic disse...

Muito, muito lindo! Só é pena que gente indecente não deixe muitos meninos terem vida decente.

Beijo grande, Gosto de ti

Ailime disse...

Lindas as tuas mensagens!
Tocou-me especialmente o poema que dedicas às mães com filhos diferentes!
Brilhante este poema "Direito à vida"!
Para reflectir...
Beijinhos grandes da tua sempre,
Ailime

Luisinha disse...

Olá e parabéns pela fantástica homenagem á mãe e obrigada por me relembrares que também é o dia do riso. Espero que o passeio tenha corrido bem !!! Bjs e boa semana