"CARPE DIEM"

"Pedras no caminho? Um dia junto todas e vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

terça-feira, agosto 14, 2007

Em protesto


José Lima é paraplégico, natural de Ponte de Lima, e está a levar a cabo uma volta a Portugal em cadeira de rodas com o objectivo de protestar contra a discriminação de que afirma serem alvo os portadores de deficiência no país. Na viagem entre Viana do Castelo e o Algarve, José Lima utiliza uma cadeira especial que lhe permite pedalar com as mãos. Prevê efectuar o percurso em 21 etapas, percorrendo 35 a 40 quilómetros por dia.

"Numa cadeira de rodas desde 1997, José Lima queixa-se de ser rejeitado sempre que aparece em entrevistas de emprego, considerando que é alvo de discriminação. José Lima, licenciado em Electrónica Industrial, foi um alto quadro de empresas portuguesas e, nas suas funções percorreu o Mundo, passando vários anos na Venezuela e Angola. Neste país, ao reparar um elevador este esmagou-o contra o tecto, atirando José Lima para uma cadeira de rodas. Agora, aos 52 anos, quer percorrer Portugal num veículo especial em protesto contra “as gritantes desigualdades” que os cidadãos deficientes continuam a enfrentar”.

Estamos no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades e Portugal ainda tem muito a fazer. Este é mais uma voz que não se cala, alguém que não se conforma e dá o seu esforço e o seu testemunho a uma causa que está muito além de si próprio!

Força José!

3 comentários:

Luís Galego disse...

Sónia, sempre igual a si própria...a verdadeira eva péron da area metropolitana de lisboa...força, também, Sónia, para alertares para masi situações id~enticas...

kiduchinha disse...

Eva Peron? Oh Luís, que exagero! :) Este assunto dá pano p mangas!!! Ainda faço outro blog...

Ailime disse...

Fico feliz e orgulhosa ao constatar o teu continuado gosto e interesse em divulgar todas as situações em que esta sociedade cada vez mais consumista e menos virada para os valores morais, continua de costas voltadas!
Obrigada por isso!
Beijinhos da
Ailime