"CARPE DIEM"

"Pedras no caminho? Um dia junto todas e vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

quarta-feira, outubro 31, 2007

Bruxas e Novo Ano Celta



Adoro Bruxinhas!! ahahahah... A sua imagem... O seu poder... eheheheheh O mistério...



Deixo aqui um pouco da história relacionada com esta noite... que também marca o Ano Novo Celta.

"No ano celta, este dia era e ainda é comemorado como o fim de mais um ano e o começo de outro, que se iniciava a 1 de Novembro.Trabalha-se com os aspectos positivos da escuridão e as noites ficam mais longas.Esta é a noite em que os dois planos, visível e invisível, se tocam entre si.A comunicação entre os dois mundos torna-se mais fácil e propícia." Festa do Ano Novo Celta - Samhain / Halloween - 31 de Outubro, Quinta dos Lobos - Sintra, Quarta-feira às 22h30
(Fonte: http://www.zefiro.pt/eventos_culturais_out2007.htm)


"A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).
O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.
O Samhain era comemorado por volta do dia 1° de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica."
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas)

5 comentários:

Rock In The Attic disse...

Tal como tu também gosto muito de bruxas... eheheh.

Mas neste momento precisava mesmo de um feitiço que me levasse para muito longe, fora deste mundo, longe de tudo,... Será que consegues alguma coisa?

kiduchinha disse...

Pois quanto a feitiços... cada um tem o seu feitiço especial... Quero que o teu só atraia tudo o que é positivo!!! Tens de querer, acreditar, sentir e agradecer tudo de bom que possuis e acontece na tua vida!!! Sempre!!! (pode ser assim?)

Rock In The Attic disse...

Obrigado, amiga! Mas o meu poder de atracção anda muito em baixo de forma, pelo menos no que respeita a coisas positivas. Melhores dias virão, com certeza....

jorgeferrorosa disse...

Muito interessante o teu espaço. Cheguei até aqui, através do meu amigo Luís P. pelo blog dele. Mais um dia de Halloween, uma festa pagã.
Tem um bom feriado!
Um abraço da Alma

Luís Galego disse...

belo post. envio-te um feitiço enorme. bom, claro. beijinhos do bruxo galego...